quarta-feira, 28 de março de 2012

CLASSIFICAÇÃO DOS SELOS ESCOLHIDOS
  
CATEGORIA A

Cantinho dos animais
“Eu moro na fazenda e adoro cuidar dos animais e das plantas. Para mim, o quadro mais bonito é aquele que mostra os animais, as montanhas, o céu limpo, as árvores e a a água do rio. Existem muitos animais que eu gostaria de ver, de chegar perto, tocar e cuidar deles como o veado e a tartaruga. Eu nunca vi uma tartaruga de verdade!
Um dia eu vou ter um cantinho de animais e plantas e flores para ter a natureza muito bonita e elegante ao meu alcance.
Para mim, viver junto da natureza é muito importante e eu nunca trocaria deixar de viver na fazenda para morar na cidade.
Vitória Barbosa O. Barrros, 8 anos. Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, Morrinhos/GO 2012.

CATEGORIA B

A beleza da natureza
A natureza viva é o quadro mais pintado e a paisagem mais clicada pelos fotógrafos do mundo inteiro. Suas belezas que harmonizam cores, animais e plantas e pessoas precisam ser preservadas porque a natureza faz parte de todos nós.” Eu gosto muito da natureza e se não cuidarmos, morreremos pois dependemos dela para viver”. É o que pensa a autora do selo ‘A beleza da natureza’, Hanrara Yzabele Ferreira Souza, 9 anos, aluna do 4º ano vespertino da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo,Morrinhos/GO, 2012.
“Desenhei o ipê amarelo e roxo porque de todas as árvores que conheço é a que eu mais gosto. Ela é linda! E pintei a água com dois tons de azul porque acho que o contraste das cores é muito bonito.”

CATEGORIA C

Retribuição
“Eu tive um sonho com uma árvore grande e do lado, um menininho furando um buraco e imaginando que aquela plantinha daqui uns anos seria uma árvore gigantesca. Se nós plantarmos uma árvore hoje, nossos filhos vão seguir nosso exemplo e vão plantar mais. As árvores nos dão o oxigênio que precisamos para respirar e nós damos o gás carbônico que as árvores precisam.
Se a gente cuidar da natureza, a natureza também cuida de nós. Não há como um viver sem o outro. Recebemos o fruto e retribuimos plantando novas árvores, pensando na natureza e no futuro da humanidade”.
O pensamento de Ingrid Barbosa Souza, 13 anos, aluna do 9º ano da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, Morrinhos/GO, 2012 ao desenhar o selo Retribuição dialoga com o pensamento do filósofo Baruch de Espinosa, nascido em 1623, Amsterdam que defendia a liberdade de homem e natureza, ambos em harmonia, sem domínio de um sobre o outro em uma relação cooperativa nas seguintes palavras:
“Na medida em que alguma coisa está de acordo com a nossa natureza, é necessariamente boa” Baruch de Espinosa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário