terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL EUDÓXIO DE FIGUEIREDO

APRESENTAÇÃO
                                                                     Dr° Eudóxio

         Vamos apresentar a História de nossa escola a vocês!

__Em meados de 1.960, veio da fazenda uma professora com o nome de Maria Arantes, cujo sonho era continuar sendo educadora. Como ela não teve oportunidade de lecionar pela prefeitura e ingressar no Estado e não queria parar, resolveu dar aula de graça para algumas crianças em sua própria casa (esta muito humilde) situada à Rua Ceará, com uma meia dúzia de alunos. Tempos depois passou a lecionar em uma casa à Rua Goiás com grande afinco juntamente com as professoras:
Ritinha;
Dorinha;
Dinorá.
Na época a Prefeitura pagava o aluguel dessa casa devido a falta de recursos, sendo esta um casarão bastante antigo.
Após grandes lutas no governo de Mauro Borges foi construído um prédio para dar prosseguimento a esta Escola.
No dia 20 de setembro de 1.962, foi inaugurada pelo Senhor Prefeito Manuel Alves de Freitas (Nequinha), que fez um convite à Senhorita Amália Alves Garcia para ser a Diretora, esta hesitou, mas após a insistência aceitou.
Inicialmente a escola recebeu o nome de Escola Estadual “Eudóxio de Figueiredo”, com três salas de aula e duas para a administração. Anos depois passou a ser administrada pela Prefeitura Municipal, passando a ser chamada Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo.
No início foi muito difícil, porque não havia água encanada, esta vinha de uma cisterna.
Nos dias de hoje, os desafios são outros. Mas a Escola continua ansiosa por atender a comunidade o melhor possível. A equipe pedagógica e administrativa é comprometida com a formação de seu corpo discente, por um mundo mais justo e igualitário.
Em 2011 a escola passou por revitalização de seus espaços para oferecer melhor ambiente à comunidade escolar.

PATRONO DA ESCOLA

O que sabemos a respeito do patrono da Escola Municipal Eudóxio de Figueiredo, nos foi passado pelo professor Dr. José Frauzino Pereira Sobrinho.
Considerando que o professor Frauzino foi o melhor amigo do Dr. Eudóxio de Figueiredo. Este após uma palestra nos informou que o Dr. Eudóxio de Figueiredo veio da cidade do Rio de Janeiro, onde cursou a Faculdade de Direito. Por muitos anos realizou trabalhos no fórum desta cidade, desempenhou funções de juiz de Direito aqui em Morrinhos, foi professor e diretor na Escola Normal de Morrinhos, sua matéria predileta era o Francês, gostava também de História do Brasil e Literatura, era extremamente humano.
Ele faleceu na cidade de Piracanjuba com 66 anos de idade, Foi sepultado em Morrinhos. Pelo trabalho que desempenhou em prol da instrução e por tudo que ele fez para cidade, como preito de gratidão ao criar esta Escola no bairro do Açude, deu-lhe o nome de Eudóxio de Figueiredo.                                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário